Melhor leitura do ano?

A_GUERRA_DOS_TRONOS_1299188140P

Minha edição de ‘A Guerra dos Tronos’ de George R. R. Martin, pela Leya.

Este não é um post como todos os outros que costumo escrever sobre os livros que leio, porque A Guerra dos Tronos não é um livro como todos os outros livros que leio.
O fato é que não sei direito o que falar a respeito. Vasculhando a internet é possível encontrar  mil resenhas e mais outros mil  textos falando sobre o livro, não serei mais um a dar a sinopse, descrever a estrutura do texto, simplificar uma biografia do autor e coisas do gênero.
O que tenho a dizer, apenas, é que fiquei muitíssimo surpreso com o George Martin, nunca havia lido um livro neste estilo e, logo assim de primeira, encontro o que pode ser o melhor livro do ano e/ou uma das melhores séries literárias da vida (ainda é cedo para especulações, mas será difícil superar A Guerra dos Tronos).
É incrível a maneira como o autor aproxima as personagens do leitor, somos conhecedores tão profundos de seus seus segredos e suas intenções, que nos tornamos verdadeiros amigos ou inimigos delas. Como o texto é longo, posso dizer que durante 2 meses eu vivi ao lado de reis, guerreiros, castelos, lobos, dragões, guerras etc… sinceramente, foi uma das melhores experiências literárias que tive nos últimos anos.
Sumiram o resto das palavras, LEIAM ESTE LIVRO, e só.

A quem já leu:. Achei ótima a ideia de fazer cada capítulo sobre uma personagem. Catelyn é uma sem graça, só o sobrinho dela, lá do Ninho das Águias, é que vale a pena, tem sangue nos olhos aquela criança rs. Jon Snow é um dos meus preferidos, um rapaz sensato e de bom coração. Admirável a postura do rei Eddard. Arrya, a ovelha negra da história, é cativante, torço por ela.  É inegável que o Tyrion tem um dom nato para cativar o leitor com sua lábia e ironia, mas é preciso lembrar que ele é do lado negro da força. Cersei é o diabo. Joffrey é o filho do diabo, sonho ver a cabeça deste menino pendurada sobre os muros de porto real. Sobre o Rei Robert, indiferença define. Daenarys parece ser a mais promissora da história, é a grande responsável por boa parte da magia e misticismo que envolve o livro. Robb é sensacional, também um dos meus favoritos, a maturidade que esse rapaz demonstra no fim do livro é magnífica. Sansa começou a história feito uma panaca, torci por sua morte, mas terminei lamentando sua dor. Sobre os lobos de Winterfell, queria um. Enfim, esqueci de alguém importante? Só me lembro destes por enquanto. (Bran=invisível)

Por hoje é isso!
Inté!

6 Comentários

Arquivado em Leituras Concluídas

6 Respostas para “Melhor leitura do ano?

  1. Não é de hj que vejo MUITA gente elogiando a obra, um conhecido já me recomendou até antes da 1 temporada, porém medo primeiro pelo tamanho e depois do enredo que me atrai mas nem tanto :/

    Abraços :D

  2. Eu tenho curiosidade de ler, mas como é parte de uma série e todos os livros são imensos, não é minha prioridade agora. Tenho uma lista enorme de livros que quero ler e que ficam na frente desse, então…
    Beijos!

    http://www.despindoestorias.com

  3. Pingback: Balanço do mês [Fevereiro de 2013] | Leitor Compartilhado

Deixe um comentário

