Fazendo a social.

Olá, voltei para responder a uma tag que me foi passada pelo blog Era Uma Vez, e criada pela Erica Bosi do Leia Sempre. A tag (ou meme, não sei) é bem simplesinha e consistem em mencionar quem a enviou (done), indicar dois livros (no mínimo) que leu em 2012 e gostou, indicar três livros (no mínimo) que deseja ler em 2013, e oferecer a tag a mais 10 pessoas/blogs.
2013LITERÁRIO-+LEIASEMPREEnfim, resolvi responder porque como este blog é recente, tem muita coisa que eu li em 2012 que ainda não foi compartilhada por aqui, então, esta é uma boa oportunidade para falar sobre livros que li antes do surgimento do Leitor Compartilhado, lets go!

*Livros que li em 2012 e gostei:.

roshomon‘Rashomon e outros contos’ do Akutagawa. Tenho uma mania, sempre que descubro que um filme que tenho vontade de assistir foi baseado em um livro, saio loucamente atras da obra. No caso de ‘Rashomon e outros contos’, este é o livro que deu origem ao famoso filme do grande Akira Kurosawa. Por esquecimento eu acho, ainda não vi o longa, mas pelo que andei pesquisando, o conto que deu origem ao filme, não é o que dá nome ao livro, mas ambos tem basicamente o mesmo título;  isto nem é de importância, então, leiam o livro porque é ótimo! Ryūnosuke Akutagawa é considerado o pai do conto japonês, famoso por explorar o lado negro da natureza humana, cometeu suicídio aos 35 anos de overdose.

6579517G1‘Ficções’ de Jorge Luis Borges. Li meu primeiro Borges no início de 2012. Criei toda uma expectativa, que não foi superada confesso, porque era imensa, mas alcançada pode-se dizer que sim. É inegável que o cara é de um cultismo imenso, as ideias de alguns contos podem parecem simplistas a princípio, mas ao longo do texto você vai se aprofundando e acaba percebendo que não está mais no raso, é genial. Destaque para ‘Funes, o memorioso’, é um dos contos que mais gosto na vida e é facilmente encontrado na internet. Uma coisa curiosa que eu gostaria de compartilhar: é engraçado como determinados assuntos são recorrentes em diferentes contos do altor, isto gera uma sensação de que os contos são interligados, ou que tem relação, enfim, está aí um autor para conhecer a obra completa.

punchO terceiro e último livro que quero indicar é o incrível ‘A Comédia Trágica ou Tragédia Cômica de Mister Punch’ de Neil Gaiman e Dave Mckean. Foi através desta Graphic Novel que eu conheci o mundo das Graphic Novels, e o mais importante, que eu conheci Neil Gaiman. O cara tem o dom de contar uma história, suas ideias são daquelas que fazem o leitor pensar: como ninguém pensou nisto antes? Sem dúvida é um dos meus autores favoritos, fantasia na medida certa. Além disso, as ilustrações do Mckean são inacreditavelmente lindas, e tudo isso por R$ 9,90 no submarino, creia. Coisas frágeis também é sensacional ;)

*Livros que desejo ler em 2013:.


2013

1. ‘A Louca da Casa’ da Rosa Monteiro. Porque um dos primeiros vídeos da Denise do Meus Olhos Verdes foi todinho sobre a autora. Vou seguir a indicação e conhecê-la este ano.

2. ‘Luna Clara & Apollo Onze’ da Adriana Falcão. Porque li um trechinho na internet e me pareceu o tipo de coisa que Douglas Adams escreveria. Obs: acredito que não tenha nada a ver com o DA, mas li um paragrafo que me lembrou muito o sarcasmo dele.

3. ‘O Deus das Pequenas Coisas’ de Arundhati Roy. Porque nunca li nada de literatura indiana, eu acho.

4.’Um Homem Só’ de Christopher Isherwood. Porque a Luara do Isaac Sabe gostou muito dele.

5.’Uma Mulher Vestida de Sol’. Porque é um Ariano Suassuna e o título é lindo.

6.’O Senhor das Moscas’ de William Goldding. Porque dizem haver relação com a série Lost.

7.’A Paixão Segundo G. H.’ Porque li apenas um Clarice Lispector na vida.

8.’Carrie, A Estranha’ por que o desafio literário está me obrigando nunca li Stephen King.

*Blogs indicados para responder a tag:.
Quero indicar ninguém não.

Vlw Era Uma Vez por lembrar de mim ;)
E por hoje é isto, até mais ver!
ps: A primeira imagem do post é uma coisa chamada selo, que não sei para que serve, sorry.

4 Comentários

Arquivado em Especial

4 Respostas para “Fazendo a social.

  1. alinetkm

    Sou louca para ler Borges há uns bons anos e, sinceramente, nem sei dizer por que ainda não li nada dele. Fiquei bem curiosa em relação a Ficções, mas também tenho o “problema” das altas expectativas. Só que, pelos trechos e comentários que já li sobre o autor, não acredito que me decepcionaria. No máximo, seria como você e teria minhas expectativas alcançadas.

    Bjão,
    Livro Lab

  2. “Carrie, A Estranha’ por que o desafio literário está me obrigando” CHORANDO HAHAHAHAHAHA. Dessa lista me interessei pelo da mosca que deu origem a Lost e esse de Adriana Falcão, falam muito bem da autora e essa referencia a DNA preciso ler agora!

    Quanto aos livros antes do blog, você poderia postar mesmo sem ninguem saber que é ~~antigo~~ ou algo assim. Até hoje intercalo leituras que fiz antes do Tedio HAHAHAH.

    Abraços :D

    • Sobre Carrie, não é bem assim rsrs eu tenho sim vontade de ler, mas para um dos temas do desafio literário eu não tinha noção nenhuma de qual livro escolher, daí fui ver a lista de sugestões no próprio site do desafio, e o menos pior era Carrie, então o lerei ;)
      Sobre lost, existe uma série de livros que influenciaram a série, a abc tinha um projeto chamado O Clube do Livro de Lost, onde eram debatidos estes livros que tinham relação com a série, bem bacana.
      Sobre os livros que li antes do blog nascer, não sei se consigo escrever um post completo sobre eles, teria que relê-los para dar um bom parecer, mas superficialmente eu consigo falar deles, aproveito para citá-los nas tags que aparecem para responder ;)
      FL!

Deixe um comentário

