Os olhos de ressaca de Margarida.

Minha edição de ‘O Seminarista’ de Bernardo Gumarães, publicada em 126 páginas pela Ática.

Todos já devem ter lido ou ouvido, pelos menos uma vez na vida, alguma das hipóteses a respeito da simbologia do nome Capitu. Uma das  mais desacreditadas, para não dizer descartadas, é de que seria uma variação de capeta, contrastando com o  nome sacro de seu amante Bento Santiago, isto é, machado fez de Maria Capitolina aquela destinada a tentar os homens de bem.

Quase de mesma idade, Margarida e Eugênio desde muito pequenos previam que o que os esperava era muito maior do que eles, que o amor e o querer bem não seriam destruídos pelo tempo nem pelo espaço, como juramento, como promessa. Cientes da verdadeira vocação do filho, e agradecidos pela dádiva de gerar tal cria, o sr. e sra Antunes forçosamente mandaram Eugênio para o seminário. De fato sempre demonstrara receptividade para as coisas do céu, mas o coração de Eugênio já havia sido mordido. Margarida podia até não ter os olhos de ressaca, daqueles que arrastam para o mais profundo de si qualquer marinheiro apaixonado, mas tanto quanto Capitu,  tinha a conduta posta em xeque, pois enredara o coração do futuro padre.
Ambientado no interior de Minas Gerais, o livro desenvolve a impossibilidade de um amor sincero e verdadeiro, imposta pelo celibato. Questionando este sacramento, o autor nos leva  do céu ao inferno, passeamos pela confusa mentalidade de Eugênio, e pelo coração jovem da madura moça. Margarida é a nova Eva, culpada por se deixar aliciar pela serpente, mas de uma desobediência por horas tão ingenua que nos cativa, mas também me fez questionar a pureza de suas intensões. No fim, torci pelo amor dos dois, afinal uma barreira lhes foi imposta por outrem, bem no meio de um sentimento que, a meu ver, é maior do que Deus. O fato é que o final é de apertar o miocárdio.

ps1:. O Seminarista foi escrito em 1892 e apresenta uma das maiores críticas ao patriarcalismo em toda a literatura do século XIX.
ps2:. Foi especialmente difícil escrever sobre este livro, histórias questionadoras costumam revirar minhas opiniões.
ps3:. Como o desafio literário do mês de Janeiro é de temática livre, este post também entrará no autolink ;)

Desafio Literário 2013

Recebeu 3 estrelas no skoob, e isso é bom ;)
Por hoje é isso, a
té mais!

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Leituras Concluídas

3 Respostas para “Os olhos de ressaca de Margarida.

  1. Eu só conhecia aquela Capitu de novela/série não lembro direito, que passava na globo e era putona HAHAHA.

    Abraços :D

  2. Pingback: Balanço do mês [Janeiro de 2013] | Leitor Compartilhado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s