Você tem que ouvir isso

Já comentei no post sobre os livros que ganhei de presente de natal, a respeito do ‘Você tem que ouvir isso’ de Luiz Cesar Pimentel. A ideia do trabalho é ótima, e resolvi participar da brincadeira também. No livro, foram publicadas listas de músicas, feitas por personalidades como Nando Reis, Tulipa Ruiz, Ronaldo Fraga, e muitos outros. Na lista devem conter 20 músicas, que por algum motivo, você acha que os outros devem ouvir; ou então, que tenham algum significado importante. Enfim, fiz a minha lista. Antes, duas observações: em geral escolhi músicas que estou sempre ouvindo e, não organizei a lista por ordem de preferência.Captura de Tela 2011-12-04 às 6.10.52 PM

1. Elephant Gun – Beirut
Adoro os arranjos dessa banda, o estilo e tudo mais. A melodia de Elephant Gun é indescritível, sem mais comentários.

2. Suite dos Pescadores – Dorival Caymmy
Prefiro essa música interpretada por Lenine junto com Monobloco, mas Caymmy também é gênio.

3. Roda viva – Chico Buarque
Desde que comecei a fazer a lista, estava certo de que pelo menos uma música do Chico iria estar aqui. Quase escolhi ‘Olhos nos olhos’ ou ‘O meu amor’, mas ‘Roda viva’ tem uma força, uma coisa que não sei explicar, sem falar do contexto histórico que ela questiona.

4. Alegria, Alegria – Caetano Veloso
Para mim, o maior cantor da música brasileira, não tem igual. Adoro as músicas tropicalistas do Caetano. ‘Tigresa’ poderia facilmente estar no lugar de ‘Alegria, Alegria’.

5. Pra não dizer que não falei de Flores – Geral Vandré
Apesar do refrão estar meio manjado, continua sendo uma das letras que mais me emocionam. As músicas das décadas de 60, 70 e 80, que de forma subliminar, ou não, combatiam o governo dos militares, têm um espacinho certo no meu coração.

6. Semáforo – Vanguart
É bastante provável que Vanguart seja a minha segunda banda preferida, depois de Los Hermanos é claro. Incrível a voz do vocalista, as letras melancólicas, solitárias e depressivas. O folk nacional esta seguro com Vanguart. A discografia toda deles é boa.

7. Preparando o Salto – Siba
Uma verdadeira poesia a letra dessa música, sem mais.

8. Tudo que eu sempre sonhei – Pullovers
O disco dessa banda só tem música boa, ouvia muito quando estava no ensino médio. A letra dessa música é grandona, mas fiz questão de decorar tudinho e sempre cantá-la inteirinha na maior empolgação.

9. Ouvidos ao Mistério – Leo Cavalcanti
Para mim, uma das maiores promessas da música brasileira. As composições desse cara são inacreditáveis, uma letra mais linda do que a outra. ‘Ouvidos ao Mistério’ é a melhor, acredito.

10. Regresso – Cesaria Évora e Caetano Veloso
Uma das músicas mais lindas que conheço, interpretada por duas grandes vozes.

11. O papa, o cão, a alfama – Luiz Gabriel Lopes
Uma descoberta recente, que entrou para os favoritos rapidamente. Melodia perfeita.

12. Homem Velho – Cidadão Instigado
Sotaque nordestino, acho ótimo. Essa música parece brincar com o bizzaro, não sei explicar, mas tem algo de muito estranho nela que me cativa.

13. Desmantelado – Graveola e Lixo Polifônico
Uma brincadeira com vários ritmos. Uma das minhas bandas preferidas também.

14. Sopro do Dragão – Phillip Long
Fiquei numa dúvida imensa entre duas músicas desse cara, ‘Sopro do Dragão’ e ‘When the stars Collide’. Phillip Long lançou 5 discos em um ano, sendo apenas um deles em português. Um dos maiores artistas do Brasil, e viva o folk!

15. Sonho Colorido de um Pintor – Tom Zé
O que falar dessa música? Simplesmente, uma das letras mais lindas que há.

16. Tarantino, meu amor – Bruno Batista
Quentin Tarantino, Stanley Kubrick e Pedro Almodóvar, meus diretos favoritos. A cara do Tarantino essa música. Bruno Bastista tem o disto todo, todinho, inteiro, muito muito bom.

17. Crua – Otto
É a única música que gosto do Otto, mais uma vez o sotaque nordestino rs. Acho essa música incrível, visceral e humana.

18. Condicional – Los Hermanos
A minha vontade era por vinte músicas do Los Hermanos nessa lista, mas resolvi escolher apenas uma para representar a banda. Quase foi ‘Dois Barcos’, ‘Conversa das botas batidas’, ‘O Vento’, ‘Moça’, ‘Morena’ ou qualquer outra, mas no fim, optei por ‘Condicional’.

19. Zuza Zapata – Carnaval de Luxo
Mais uma descoberta recente, um sambinha maravilhoso. Ouça ‘Ista’ também, é ótima.

20. Sina Nossa – O Teatro Mágico
Não podia faltar O Teatro Mágico.

ps: Como podem perceber, não curto muito música internacional, com exceção da música francesa. E pra não dizer que não roubei, vou deixar uma a mais de bônus, do incrível Yann Tiersen.

Por hoje é isso!
Inté!

Deixe um comentário

Arquivado em Especial

Deixe um comentário

