Desafio Literário 2013

Não me aguentei depois da sugestão da Denise do ‘Meus olhos verdes’ e resolvi participar também do Desafio Literário 2013. A quem ainda não conhece, funciona da seguinte maneira: para cada mês há um tema pré determinado, o que é muito bacana pois diversifica a leitura, deverá ser lido no mínimo um livro por mês, 12 livros no ano, e postada uma resenha em blog ou skoob, etc… Ao fim de cada mês, um livro cedido pela Editora Univali será sorteado entre os que cumpriram o desafio do mês, do mesmo modo ocorre ao termino do ano, onde participam do sorteio aqueles que leram no mínimo 12 livros, cada um respectivo a um tema. Mais informações aqui.

Desafio Literário 2013

Segue a minha lista de livros propostos:. Vale destacar que não é obrigatória a feitura desta lista, mas eu aconselho pois facilita a organização e o cumprimento da meta.

1. Mês de Janeiro – Tema Livre

A_GUERRA_DOS_TRONOS_1299188140PVou aproveitar  para o desafio literário as leituras que eu já havia decidido fazer nas férias, uma vez que não há especificação de tema no primeiro mês. Programei ‘A Guerra dos Tronos’ do George R. R. Martin para janeiro. O curioso é que eu normalmente consumo menos letras quando estou de férias. Minha teoria é que pelo fato de eu ler muito em ônibus, a caminho da faculdade, a partir do momento em que este momento deixa de existir, a leitura desacelera, além disso, férias é sinônimo de preguiça.

2. Mês de Fevereiro – Livros que nos façam rir

COTOCO_1279559727PLogo pensei em alguma outra peça do Suassuna, tipo ‘Uma Mulher Vestida de Sol’, mas desconfio que não seja um texto cômico como ‘O Santo e a Porca’. Mas, como estou aproveitando este desafio para consumir aquilo que tenho parado aqui na minha estante, não vejo oportunidade melhor para ler ‘Cotoco’ de John Van de Ruit. Muito ouvi falar sobre a comicidade desse livro, criei expectativas altas e quero vê-las superadas em fevereiro de 2013. Desconheço a razão, mas prevejo um caráter ‘safadinho’ para este livro, se é que me faço entender, estou certo?

3. Mês de Março – Animais protagonistas

RESGATE_NO_MAR_1232969239PPretendo reservar dois livros para este mês. Primeiramente escolhi ‘Resgate no Mar’ de Richard Bach, que tem como protagonistas, simpáticos furões; ganhei este livro há um tempo  , sem conhecer um pingo de informação a respeito, mas me parece que o autor é conhecido  sim. Além desse, independente de desafio literário, eu já tinha combinado comigo mesmo de ler ‘A Revolução dos Bichos’ de George Orwell em 2013, vou aproveitar a temática do mês de março e lê-lo para o desafio também.

4. Mês de Abril – Uma ou mais das quatro estações no título

SE_UM_VIAJANTE_NUMA_NOITE_DE_INVERNO_1321913211PRodei a minha estante, que não é grande, a procura de algo que se enquadrasse nesta categoria, mas nada encontrei. Passeei pela minha lista na desejados no skoob e encontrei apenas um que permitia a minha participação no mês de abril do desafio, e foi o ‘Se um viajante numa noite de inverno’ do Italo Calvino. Na verdade encontrei mais de um, dois para ser sincero, mas ‘Primavera num espelho partido’ do Mario Benedetti é de difícil acesso para uma pessoa dependente de bibliotecas públicas. Então, apenas Italo Calvino me acompanhará neste mês.

5. Mês de Maio – Livro citados em filmes

solparatodosbrPrecisei do auxílio dos organizadores do desafio literário desta vez, dei uma olhada na lista de livros sugeridos por eles no site e acabei escolhendo mais de um, três na verdade. ‘O Sol é para todos’ da Harper Lee (no filme Professora Sem Classe) que comprei faz pouco tempo. ‘Romeu e Julieta’ do shakespeare (no filme A Bela e a Fera), que estou devendo a mim mesmo há anos. E, ‘Assim Falou Zaratustra’ do Nietzsche (no filme Pequena Miss Sunshine), que á havia me comprometido a ler assim que pintasse a oportunidade. Se serei capaz de cumprir esta meta, aí são outros 500, mas a ideia é ler os três, a ideia.

6. Mês de Junho – Romance psicológio

morro dos ventosPoderia colocar ‘Crime e Castigo’ do Dostoievski aqui, mas apesar de ser leitura quase certa para o ano que vem, optei por não abusar tanto, uma vez que pretendo fazer outras leituras fora do desafio. Por isso, apenas Emily Brontë me fará companhia neste mês, com ‘O Morro dos Ventos Uivantes’, haja visto que este livro está aqui descansando na segunda prateleira, juntamente com outros lindos clássicos da abril coleções, como ‘Primo Basílio’ do Eça de Queiroz, que certamente será lido em 2013, mas à parte do desafio.

7. Mês de Julho – Cor ou cores do título

O_HOMEM_DE_AMARELO_1284991404PEsta foi de fácil decisão. Ganhei recentemente um livro chamado ‘O Homem de Amarelo’ de Hersh Wladimir Basbaum, desconheço o autor e todo o resto sobre a obra, mas se enquadra na temática do mês, então será lido. Além desse, vou colocar como segunda opção ‘O Maníaco do Olho Verde’, pois algum livro do Dalton Trevisan eu terei que ler no ano que vem, e talvez esta seja uma boa, mas não garantida, oportunidade. Gostaria mesmo de conhecer o paranaense por ‘Cemintério de Elefantes’, mas… vamos ver no que dá.

8. Mês de Agosto – Vingança

CARRIEN_A_ESTRANHA_1351081593PDifícil escolha também. Clamei pelas sugestões do site do desafio, e lá foi-me dado uma luz, duas luzes na verdade, mas apaguei uma delas da lista, afinal, estava sem perceber, me comprometendo demais com este desafio. Para aliviar a quantidade de leituras ‘obrigatórias’, escolhi apenas um (como é de costume e todo o mundo o faz, eu que sou exagerado, jogado aos seus… ). Na tentativa de conhecer a escrita do famoso Stephen King, lerei ‘Carrie, a Estranha’.

9. Mês de Setembro – Autores portugueses contemporâneos

o_evangelho_segundo_jesus_cristo_1302990713pNovamente suprindo uma falha, nunca li Saramago. É agora ou nunca, ‘O Evangelho Segundo Jesus Cristo’ suprirá minha necessidade. Engraçado que este livro era uma meta para 2012, mas acabei me enrolando e nosso nobel da língua portuguesa ficou para trás. Além disso, mesmo a edição pocket da Companhia das Letras tendo um preço mais agradável que a edição normal, o livro continua não sendo barato o suficiente. Não sei vocês, mas qualquer coisa acima de R$ 20,00 já foge do meu orçamento #pobre. Não muito longe, lerei ‘Caim’.

10. Mês de Outubro – Histórias de Superação

marina-a-vida-por-uma-causaUma biografia para diversificar mais ainda a lista, nem sei se pode. Fico com ‘Marina’ de Marília de Camargo César. Pelas entrevistas que assisti, parece incrível a história de vida da Marina Silva. Acho admirável a maneira como ela se expressa, e como ela se tornou tão eloquente, inteligente e visionária, tendo vindo de uma família humilde do acre. Quase escolhi a biografia da Dilma ‘A vida quer é coragem’ de Ricardo Batista Amaral, mas Marina Silva é um ícone pra mim.

11. Mês de Novembro – Livros que foram banidos

candidoPois então, tanta coisa pode ser enquadrada aqui. ‘Lolita’ de Vladimir Nabokov, ‘O Senhor das Moscas’ de William Golding, e outras centenas. Mas, como estou dando preferência para os livros que já moram comigo, ficarei com ‘Candido’ do Voltaire, amplamente proibido porque possuía blasfêmia religiosa e hostilidade intelectual. Se possível lerei os outros dois que citei anteriormente, afinal, não posso ver o filme do Kubrick antes do livro, e, dizem que há uma relação do segundo com  a série Lost.

12. Mês de Dezembro – Natal

conto deAndei dando uma olhada na lista do pessoal que também vai participar do desafio, e foi quase unânime a escolha de ‘Um Conto de Natal’ Charles Dickens. E não sou exceção, apesar de tê-lo programado para este ano ainda, resolvi adiar alguns 365 dias, afinal, já li um Dickens este ano e está de bom tamanho. O bacana desse livro é que ele é bastante fino, perfeito para o mês de dezembro, isso mesmo, não gosto de textos volumosos no último mês do ano.

Por hoje é isso!
Participem e até mais!

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Especial

2 Respostas para “Desafio Literário 2013

  1. Olha vou pensar em participar, meu medo é não cumprir a meta e formar outra pilha de ~~vou ler~~. Cara, tem Lolita aqui em casa, meu pai comprou há anos não sabia que era proibido to indo ler agora! kkkkkkkkk Sério agora me interessei, valeu pela dica HUAHAUHAUHAHA.

    Certamente irei participar vou dar uma olhada no site é impossível dispensar uma brincadeira dessas :D

    • A brincadeira é ótimo, e certamente vai acontecer de mais de um blogueiro ler o mesmo livro, e fica bacana para debater.
      Estou louco por Lolita, não quero ver o filme antes de ler o livro. Sorte sua que tem ele aí, mais legal ainda é descobrir assim, maior surpresa rsrs
      Outra coisa, Ponte para Terabita, que vc leu faz pouco tempo, tb já foi um livro banido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s