Enriquecendo a Estante #7

Poster do filme de 2006, dirigido por Milos Forman.

Antes de tudo, uma breve explicação sobre o atraso, de um dia, do post: Estudar para prova de termodinâmica é uma das coisas mais desesperadoras do cosmos. Enfim, não pude escrever o texto ontem porque havia uma pilha de exercícios a serem resolvidos e um mundo de coisas para estudar.
Ao que interessa. O terceiro e último livro que comprei da série Grandes Mestres da Abril Coleções trata da vida e obra de Francisco Goya. Conheci o trabalho do pintor em uma exposição incrível que passou pelo Museu Oscar Niemeyer (MON) aqui em Curitiba (ano passado acredito), que reunia 80 gravuras do artista espanhol. Fiquei fascinado pelas cenas de horror que ele expunha naqueles pedaços pequenininhos de papel, e corri atrás de mais informações a respeito. Encontrei um filme chamado ‘As Sombras de Goya’ com o Javier Bardem e a Natalie Portman, que demonstra muito bem a ambientação histórica em que Goya estava inserido e a influência na sua obra, das turbulências do século XIX. Recomento muito o filme, é ótimo.

Vídeo sobre a exposição ‘Os caprichos que Goya’ que me apresentou à obra do pintor.

Das informações irrelevantes de sempre: infelizmente não pude aproveitar por muito tempo a exposição porque o horário de funcionamento do museu estava chegando ao fim, e eu acabei esquecendo de voltar lá, em outro dia, para conferir com mais calma. Esse sou eu sendo eu ¬¬

Voltando a falar sobre o livro, confesso que me sinto relativamente decepcionado com a compra. Esperava encontrar na seleção de imagens, muitas daquelas gravuras monstruosas que me encantaram no MON, mas o livro parece tratar predominantemente das pinturas do artista.

Espero um dia continuar a coleção, e trazer Botticelli, Rafael e Rembrandt para ilustrar a minha estante. Mas isto é caso para outro ano. Por enquanto é isso, segue as imagens do livro ;)

DESABAFO: COMO ASSIM NÃO TEM FRIDA KAHLO NESTA COLEÇÃO DA EDITORA ABRIL, COMO, COMOOOOOO????????????????????????????????

A caixa e o livro.

Auto retrato do Goya

Outros grandes mestres da coleção.

Os 3

2 Comentários

Arquivado em Enriquecendo a Estante

2 Respostas para “Enriquecendo a Estante #7

  1. Lindos os volumes, ~~tenho~~ (na verdade do meu pai) uma coleção da Caras com vários quadros, acho que de 2009 essa coleção “As Pinturas Mais Valiosas Do Mundo” coisa linda eu ficava admirando e lendo as informações atras de cada obra, vinham 5 de cada artista e uma caixa em forma de moldura p guardar a coleção acho que tu ia curtir.

    • Não conhecia essa coleção, vlw pela dica. Há um sebo aqui perto de casa que tem muitos livros sobre arte, vou dar uma olhada, se encontrar e o preço for bacana, quem sabe eu traga algumas das pinturas mais valiosas do mundo aqui p/ casa ;)

Deixe um comentário

