Tag Livros + Emoções

Olá! Voltei para responder uma tag que está circulando pelos canais literários do youtube. Funciona da seguinte maneira, você deve relacionar determinada emoção a um livro que te fez sentir daquela maneira. Bora lá!

Que livro fez você se sentir…
…feliz?
Claro que eu não consegui escolher um único livro (começando bem). O primeiro é ‘O Santo e a Porca’ do Ariano Suassuna; esta peça é absurdamente engraçada, até meu pâncreas doeu de tanta risada. O segundo é ‘O Pequeno Príncipe’,  por ser unicamente apaixonante, este livro é capaz de inundar de felicidade até o mais seco dos homens.

Que livro fez você se sentir…
…nervoso/com raiva?
Não tenho muitos que me deixaram nervoso, o mais próximo disto foi ‘As Aventuras de Pinóquio’ de Carlo Collodi, o livro é incrível, com certeza um dos melhores que já li, mas o protagonista é irritante, Pinóquio é desobediente, mentiroso, ingrato, enfim, muita raiva desse boneco.

Que livro fez você se sentir…
…nostálgico?
Vixi, sei não, sorry.

Que livro fez você se sentir…
…assustado?
São três os livro que eu selecionei correspondentes a esta sensação, todos eles basicamente pelo mesmo motivo. São eles: ‘A Comédia Trágica ou Tragédia Cômica de Mister Punch’ de Neil Gaiman e Dave Mckean, este livro carrega uma história pesada e imagens densas, isso me assustou bastante a princípio. ‘Anjo Negro’ de Nelson Rodrigues, o enredo e os diálogos desse livro são assustadores e as personagens são loucas loucas. E por fim, ‘Almoço Nu’ de William Burroughs, este livro tem as cenas mais chocantes e caóticas que uma pessoa pode imaginar.

Que livro fez você se sentir…
…surpreso?
Positivamente, ‘Tubarão’ de Peter Benchley e ‘Cartas a um Jovem Poeta’ de Rainer Maria Rilke, o primeiro porque eu não estava com a mínima vontade de lê-lo e acabei devorando de tão bom; o segundo porque eu não esperava muita coisa de um livro de 96 páginas, mas acabei comprovando que Rilke é fueda.

Que livro fez você se sentir…
…desapontado?
Eu esperava muito mais do famoso ‘O Anticristo’ de Friedrich Nietzsche, quando li pela primeira vez cheguei a pensar que não havia entendido a mensagem, daí resolvi ler de novo, até perceber que eu de fato não me identifico com as ideias do cara. Outro desapontamento, este mais recentese deu com,  a leitura do clássico ‘O Grande Gatsby’ do Fitzgerald, comprei o livro porque logo será lançada uma nova adaptação cinematográfica, estava todo ansioso para ler, mas, achei cansativo e sem história, reconheço a importância da escrita e da crítica presente na representação de uma classe em uma determinada época nos Estados Unidos, mas ainda assim, me decepcionei.

Que livro fez você se sentir…
…angustiado/aflito?
Essa eu não tenho dúvida, foi absurdamente angustiante acompanhar o isolamento de Gregor Samsa em ‘A Metamorfose’ de Franz Kafka, muito muito triste. Além disso, um livro que eu achei muito aflitivo foi ‘O Último Papa’ de Luís MigueI Rocha, é quase impossível largar esta trama antes do final, o ritmo das situações é alucinante.

Que livro fez você se sentir…
…confuso?
Um deles foi ‘Estorvo’ de Chico Buarque, a escrita é muito esquisita, difícil acostumar, além disso, o texto todo tem um clima muito estranho, não sei ser mais claro, a leitura deste livro foi bastante confusa. ‘O Caso Morel’ do Rubem Fonseca deu câimbra nos miólos, foi realmente difícil assimilar o que se passava. E por fim, os livros das Ágatha Christie costumam me confundir um pouco, mas por um motivo bem específico, a quantidade e a forma como ela apresenta as personagens.

Créditos a Denise do ‘Meus Olhos verdes’ e a Tati Feltrin.

3 Comentários

Arquivado em Especial

3 Respostas para “Tag Livros + Emoções

  1. Adorei as respostas, fiquei sabendo a adaptação de O Grande Gatsby ja fiquei com um pe atras depois de vc ter dito que é mais ou menos; O Pequeno Príncipe consegue provocar todas emoções possíveis HAUAHUHA.

    Olha só tem um errinho mais de digitação super normal, no ‘Qual livro fez você se sentir assustado?’ de letras trocadas aqui “São três os livro que eu selecionais”, nao to criticando JAMAAAIS tu escreve muito bem só p ajeitar mesmo :)

  2. Ei, legal que vc respondeu a tag, Bruno!
    O Santo e a Porca: tb ri demais, demais! rs.
    Com relação a O Grande Gatsby comigo foi o contrário: esperava menos e a escrita de Fitzgerald me conquistou… Mas entendo perfeitamente sua sensação.
    Quero ler o Caso Morel do Rubão! Engraçado que estou lendo A Invenção de Morel do Bioy Casares; será que o mesmo nome ser usado pelo Rubem tem alguma relação? Uma homenagem talvez ou nada a ver? ; 0
    Abraços!

Deixe um comentário

