Linha de Chegada – O Verso e o Briefing

Olá.
Há 2 ou 3 dias atrás, terminei a leitura de um livro pequenininho de não ficção que em nada parecia me agradar, a princípio. Estou falando de ‘O Verso e o Briefing’ de Clotilde Tavares, sobre a publicidade na literatura de cordel.
Nunca havia tido contato com nada relacionado a literatura de cordel, além disso, o que um futuro engenheiro mecânico poderia encontrar de interessante em um livro específico sobre publicidade? O fato é que eu ganhei este exemplar em uma promoção no twitter, e suas poucas 157 páginas não custavam ser lidas, ainda que não houvesse nada de especial que me levasse a lê-las.

O Verso e o Briefing, de Clotilde Tavares, pela Jovens Escribas.

Para minha surpresa, a leitura foi bastante empolgante, e a indiferença deu lugar ao entusiasmo. O texto é bastante informativo, começa com a importância da transmissão de histórias, crônicas, batalhas, hábitos e costumes na formação da identidade cultural de um povo, e principalmente na influência da tradição oral, passada de geração em geração desde de tempos já apodrecidos. Em um dado momento, estas lendas passaram a ser registradas na forma escrita, e o povo passou a ser visto como produtor de cultura, culminando na formação do chamado folclore (saber tradicional de um povo).
O folheto de cordel, surge como transmissor destas histórias, carregando um forte caráter regionalista, o que evidencia a base folclórica dos versos. A partir daí, o livro discorre sobre os tipos de folhetos, sua distribuição, a estrutura e a métrica bem definida dos versos, citando obviamente, nomes célebres deste tipo de escrita como Leandro Gomes de Barros, dando maior enfase ao folheto de propaganda, usado para popularizar um produto, uma loja, divulgar um evento e até fazer propaganda política. As poucas páginas não permitem um aprofundamento no estudo do gênero, a própria autora sugere que seu livro seja visto como um texto de referências e também como um incentivo a novas pesquisas mais minuciosas.

Para ter uma ideia do tipo de escrita estudado, quero deixar aqui um trecho de um folheto de propaganda intitulado “Sonny Disco Tapes – A Maior Categoria em Discos na Bahia”, de Jussandir Raimundo de Souza:.

Peço a Santa inspiração
Da divina providência
Pra falar de uma loja
De importante competência
Que o povo de Salvador
Se serve com muito amor
Pela sua preferência

A Sonny Disco Tapes
Uma na praça da Sé
Outra na Joana Angélica
No Bairro de Nazaré
No Beco Maria Paz
A Sonny tem mais cartaz
Pois o cliente tem fé

Qualquer que seja o disco
Não morra de procurar
Andando de loja em loja
Sendo assim vai se cansar
Vá no Edifício Ruby
Na sobreloja – é ali
Que você vai encontrar…

Clotilde Tavares nasceu em campina Grande (PB) mas reside em Natal há 3 anos. Trocou a medicina pela carreira literária, além de escritora, é professora e pesquisadora. Publicou também ‘A botija’, ‘A agulha do desejo’, ‘Natal, a noiva do Sol’. Mantem-se conectada a rede por meio de sua página pessoal http://www.umaseoutras.com.br e pelo twitter @clotildetavares

No mais, gostei da leitura.
Valeu ser apresentado a um estilo desconhecido pela maioria dos brasileiros abaixo do norte e nordeste.
Devo destacar que desconheço completamente qualquer informação técnica a cerca da publicidade e de gêneros específicos da literatura, minha visão acerca do livro é como a de um leigo.

É isso, até!

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Leituras Concluídas

3 Respostas para “Linha de Chegada – O Verso e o Briefing

  1. Literatura de cordel é muito bom, bem divertido e objetivo, por aqui tem umas bancas que vendem só isso acho maneiro demais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s